terça-feira, 6 de julho de 2010

DE QUE LADO A MÍDIA ESTÁ?

Acredito que os programas mais educativos (pra não dizer o contrário) que existem na televisão brasileira são os noticiários policiais. É através deles que as pessoas confirmam suas hipóteses sobre como existe humanos maus nesse mundo, que geram medo e insegurança, além do sentimento de descrédito na justiça.

Ultimamente, alguns casos tem ganhado destaque na mídia nacional, como o caso da advogada Mércia Nakashima. A polícia ainda está investigando, mas surgiram vários fatores que comprometem ainda mais o principal suspeito do assassinato, Mizael Bispo, ex-namorado da vítima.
Esse caso é mais uma vez super-explorado pela TV, com reportagens, entrevistas, opiniões de especialistas, etc. Tudo na tentativa de obter audiência, de manipular a opinião pública, de promover novamente (como aconteceu no caso dos Nardoni) os mesmos sentimentos que citei ainda há pouco. Porém, como os Nardoni, todos esperamos que o(s) culpado(s) seja(m) julgado(s) e condenado(s).



Mas um outro episódio me chamou bastante atenção. Não pelo crime, de estupro, que infelizmente é mais comum do que se imagina; mas pelos envolvidos. Dois adolescentes confessaram o crime pelo Orkut e ainda menosprezaram a justiça brasileira. Um é filho de um delegado; o outro, ninguém menos que filho do presidente da emissora RBS, afiliada da TV Globo no sul do país. De uma lado, a Rede Record causou o maior estardalhaço com reportagens nos seus telejornais e com a promessa de acompanhar o caso passo-a-passo até que a verdade seja apurada. Há uma matéria no site da emissora - o R7.com. Segue o link - http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/adolescente-confessa-estupro-pela-internet-20100705.html )
Procurei no site da Rede Globo - G1.com - e não encontrei nada, nem nos teleornais foi divulgado algo (até onde sei).



Não estou aqui querendo julgar ninguém, mas se é pra mostrar a verdade e combater a violência contra o menor, que seja de todos os lados, senão essa guerra nunca vai ter fim. Mas se a intenção é a troca de ofensas entre as emissoras, é uma pena. Vamos continuar desacreditando da justiça.

Pense nisso.

Um comentário:

cidadania.esperantina@gmail.com disse...

É isso aí, Gomez, a mídia é pragmática na consecução do seus objetivos, não devemos alçá-la ao patamar de voz da verdade.

Verdade é que ela cumpre com uma certa função social ao veicular muita coisa que está encoberta. Acredito, aliás, que ela tem sido essencial na consolidação de muitos avanços democráticos. Entretanto vejos esses avanços mais como efeito colateral de seus propósito essencial - lucro e poder.
A Escola de Frankfurt (Horkheimer, Adorno, Benjamim, etc) é essencial para se compreender esse fenômeno da sociedade de massas.