Mostrando postagens com marcador mídia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mídia. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 6 de julho de 2010

DE QUE LADO A MÍDIA ESTÁ?

Acredito que os programas mais educativos (pra não dizer o contrário) que existem na televisão brasileira são os noticiários policiais. É através deles que as pessoas confirmam suas hipóteses sobre como existe humanos maus nesse mundo, que geram medo e insegurança, além do sentimento de descrédito na justiça.

Ultimamente, alguns casos tem ganhado destaque na mídia nacional, como o caso da advogada Mércia Nakashima. A polícia ainda está investigando, mas surgiram vários fatores que comprometem ainda mais o principal suspeito do assassinato, Mizael Bispo, ex-namorado da vítima.
Esse caso é mais uma vez super-explorado pela TV, com reportagens, entrevistas, opiniões de especialistas, etc. Tudo na tentativa de obter audiência, de manipular a opinião pública, de promover novamente (como aconteceu no caso dos Nardoni) os mesmos sentimentos que citei ainda há pouco. Porém, como os Nardoni, todos esperamos que o(s) culpado(s) seja(m) julgado(s) e condenado(s).



Mas um outro episódio me chamou bastante atenção. Não pelo crime, de estupro, que infelizmente é mais comum do que se imagina; mas pelos envolvidos. Dois adolescentes confessaram o crime pelo Orkut e ainda menosprezaram a justiça brasileira. Um é filho de um delegado; o outro, ninguém menos que filho do presidente da emissora RBS, afiliada da TV Globo no sul do país. De uma lado, a Rede Record causou o maior estardalhaço com reportagens nos seus telejornais e com a promessa de acompanhar o caso passo-a-passo até que a verdade seja apurada. Há uma matéria no site da emissora - o R7.com. Segue o link - http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/adolescente-confessa-estupro-pela-internet-20100705.html )
Procurei no site da Rede Globo - G1.com - e não encontrei nada, nem nos teleornais foi divulgado algo (até onde sei).



Não estou aqui querendo julgar ninguém, mas se é pra mostrar a verdade e combater a violência contra o menor, que seja de todos os lados, senão essa guerra nunca vai ter fim. Mas se a intenção é a troca de ofensas entre as emissoras, é uma pena. Vamos continuar desacreditando da justiça.

Pense nisso.