sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O NOVO ORKUT?




Lembro que, no início dos anos 2000, quando a Internet começou a ficar mais popular entre as pessoas, a febre das redes sociais eram os mIRQs, os grupos de bate-papo, em que as pessoas tinham a oportunidade de se conhecer e conversar online. Já haviam os emails também, porém mais utilizados de forma comercial. Em seguida, surgiram o Messenger, o Orkut, Twitter, Badoo e inúmeras outras. Algumas duraram pouco tempo, outras funcionam até hoje.

Ultimamente, a rede social em voga é o Facebook. Quem ainda não tem é antigo, ultrapassado e todos os sinônimos de passado. A velocidade com que se trocam informações é maior, a interface é mais agradável aos olhos, o número de spams é praticamente inexistente (uma das causas principais da decadência do Orkut) e não se te a necessidade de limpar a caixa de mensagens, pois a própria rede faz isso. Aliás, sequer existe uma.

Acredito que um dos principais motivos da queda de popularidade do Orkut foi uma só: futilidade em excesso. Vivemos na era da cultura inútil: grande parte da informação é descartável. Nas redes sociais então, a maioria das pessoas envia piadas sem graça, imagens sem sentido, correntes idiotas e desinformações que, sinceramente, não acrescentam em nada para a vida de ninguém. Já percebo alguns posts no mesmo nível também no Face. Por incrível que pareça, muitos dos que chamam o Orkut de velho e cafona, são os mesmos que propagam essas DESinformações (tá, confesso que faço isso algumas vezes). Está certo que usemos a rede para se distrair, para se comunicar com os amigos, mas pelo amor de Deus, já basta o que a televisão faz! Vamos divulgar cultura também!

Considerando a efemeridade das redes, o onda do Facebook vai passar. Uma outra com certeza vai surgir com melhores atrativos e conseguirá desbancar a criação de Mark Zuckenberg. Então que aproveitemos essa interatividade de maneira inteligente também. Esqueçam as correntes e piadas sem graça. Intelectualidade em excesso gera arrogância, mas futilidade em excesso gera ignorância.

Pra terminar no melhor estilo, CURTE E COMPARTILHA!

2 comentários:

Juno disse...

Rapaz! todas essas coisas vindo e indo, e eu aqui com o meu velho e bom messenger. Primeiro e único!
Pense nom cara antiquado!

Alnikmar disse...

Mas ele funciona que é uma beleza, ée ou não é?