segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

E ainda querem as maçãs! - Opinião




Semana passada a educação brasileira mais uma vez causou estardalhaço na mídia. Não por escândalos, desvios de verbas ou novamente o velho discurso de que "a situação dos professores é péssima (isso é óbvio)". Mas por uma questão de ponto de vista.

Um professor da rede pública de Santos - SP foi afastado após fazer enunciados de questões de Matemática utilizando como exemplo situações do crime organizado, prostituição e tráfico. Foi (e está sendo) duramente criticado pela sociedade e pela mídia. Até a polícia foi acionada para investigar o professor.

Os PCNs apresentam o princípio da tranversalidade, que diz que "o compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental." (PCN - MEC, 1997.) No meu ver, o que o professor fez foi apenas isso: discutiu com os seus alunos problemas da nossa realidade, apresentando situações práticas de como a Matemática pode ser utilizada. Cheguei a ver em um telejornal uma mãe dizendo que, no tempo dela, utilizavam-se maçãs. Deus proteja essa senhora, mas os tempos são outros.

Atualmente, cobra-se do professor uma posição mais crítica em relação à sociedade e que, consequentemente, ele estimule isso nos seus alunos. Uma discussão sobre nossos problemas sociais e qual a parcela de responsabilidade de cada um nisso tudo. A mídia também tem sua parcela de culpa. Ao cidadão-comum não foi divulgado se o professor tentou fazer essa problematização. Antes de um julgamento, é necessário que se analise os fatos.

Para que evitemos de esconder nossos problemas atrás de maçãs.

2 comentários:

Francisco Sulo disse...

Que tal, Gomez?

Se o professor utilizou o fato cotidiano para problematizar inclusive o problema do narcotráfico, então foi professor até de mais.
Acho que isso é que tem que ser analisado. Pois se ele se omite nessa discussão o problema pode estar bem maior.

Editor Dhiogo Rezende disse...

É seus Gomes!!

O Brasil tem que deixar dessa caduquice na educação, no nosso sistema educacional os inimigos são muitos, internos e externos, o bom professor enfrenta dentro e fora da sala de aula um monte de farpas, o cara-professor tem que ser forte e continuar, os caducos dirão que ele está sendo chato, louco ou agressivo!!!