quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Ode ao ócio

Ode ao ócio

que permite o devaneio

a calmaria da alma

a inspiração para expressar

de forma sublime

a essência da alma


Ode ao ócio

que alimenta o vício

que é combustível

do motor do sentimento

que move o ser


Ódio ao ócio

que alimenta o vício

que destrói sonhos

e não deixa a gente esquecer

da efemeridade da vida

e que o tempo nunca é o bastante

quando não se sabe o destino


Ode ao ócio

ou talvez elegia.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Na calada da noite

 É na calada da noite

Que surgem as maiores discussões 

Os pensamentos mais profundos

As preces mais verdadeiras

As juras mais lindas

A saudade mais sincera

O clímax mais íntimo 


É na calada da noite

Longe dos olhos alheios

Que nascem os desejos

Que brilha a coragem

Que surgem os planos mais detalhados


É na calada da noite

Quando todos dormem

Que os corações batem mais forte

As palavras deslizam sobre a tela

E sonham

Com o dia 

Em tornar realidade 

O desejo de viver 

Ruidosamente

quarta-feira, 19 de junho de 2024

 Chega um momento na vida

em que a gente olha pra trás

e percebe o que passou

e percebe o que perdeu

e o que não fez

e quem deixou pra trás

e olha pra frente 

e vê que não fez nada 

que só perdeu tempo

e não dá mais voltar atrás

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

E se...

Você também

Já sentiu falta

Das não escolhas

Dos antigos sonhos de sempre

Dos possíveis caminhos

Não percorridos

Dos dias e noites idos

Tão repetidos

Tão queridos?

E sentiu também

Estar a caminho

Do mesmo caminho

Antes conflito

De existência

Hoje consequência

Dos sonhos perdidos?

A sensação de ser pai

Texto original de 2005. Recuperei na net.


Meu filho tem apenas oito meses, mas se comporta como se tivesse um ano. 

É bastante interessante como ele se porta ao me ver, quando chego do trabalho.

Eu grito " painha painha" e ele me sorri com apenas dois dentinhos na boca. 

É uma mágica anti-stress que realmente funciona.

Quando você vem irritado, cansado e só quer saber de tomar um banho e dormir, um sorriso de criança te faz realmente esquecer disso tudo e perceber como as coisas simples da vida são as mais importantes e também as mais ignoradas pelo ser humano. 

A vontade de crescer, ganhar dinheiro, conseguir uma vida estável, todo mundo tem. 

Mas devemos lembrar que não é somente isso que nos dará o bem-estar de espírito.

Mas aí vem aquela coisa do menino chorar e querer ficar sempre no braço. 

Só que você quer fazer alguma outra coisa, como ler um livro, tocar seu instrumento musical, estudar para a prova da faculdade, etc. 

Aí seu filho se torna temporariamente seu inimigo, pois você tem que dar atenção a ele, cuidar, trocar a fralda, etc. e isso acaba te enchendo o saco. 

Faz você pensar: "meu Deus, tomara que esse menino ande logo e aprenda a fazer as coisas dele." 

Depois que o menino cresce, você sente falta daquela coisinha frágil, minúscula, que te preocupava e te fazia sorrir. 

Não que o filho crescido não faça, mas no caso do bebê, bastava um sorriso.